Foto: Beto Albert
Com as tecnologias atuais conquistando uma inserção ainda maior no dia a dia da população, o interesse por compreender suas funcionalidades aumenta. De crianças até idosos, todos estão conectados em celulares, tablets, computadores e outros aparelhos tecnológicos. As demandas de cada um variam, mas uma coisa existe em comum: a necessidade de estar atento às mudanças que ocorrem quase que de forma instantânea.
Em Santa Maria, cada vez mais pessoas estão se interessando no tema, na intenção de estar integrado às tecnologias atuais.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O aumento de inteligências artificiais tem gerado ainda mais necessidade de um entendimento sobre o tema. As IAs vêm ocupando um espaço cada vez maior dentro dos empregos, seja tomando lugares ou auxiliando na realização de tarefas.
É de olho nesse novo cenário que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Franciscana (UFN) tem aumentando seu foco em cursos desse tipo. Na UFSM, existem diversos cursos voltados às tecnologias, entre eles, o da Ciências da Computação. Já na UFN, está sendo preparado para 2026 o incremento do curso de Inteligência Artificial e Ciência de Dados, tudo para atrair um público que já é grande.
Na UFSM, curso se molda com o tempo

Na instituição federal, o curso de Ciência da Computação, que evoluiu do curso de Informática, criado em 1989, tem sido um dos mais procurados. No último vestibular, esteve entre os que contou com maior número de inscritos (284 candidatos).
O curso de oito semestres acontece de forma diurna, e conta com pouco mais de 190 estudantes. A grande maioria é de jovens, conforme afirma o professor Joaquim Assunção, que coordena o curso há quatro anos.
- Tivemos a criação do que chamamos de curso livre de formação superior em informática. Então, em 1989 foi o início do que veio a se tornar a ciência da computação. A maioria dos estudantes são jovens, pois o curso requer dedicação em tempo integral, manhã e tarde, o que certamente é uma grande barreira para quem já está no mercado de trabalho.- explicou o professor
O aprendizado ao longo do curso passa também pela interdisciplinaridade, unindo matemática, tecnologias e a ciência base para as tecnologias, com oportunidades de aplicações em projetos interdisciplinares.
Assim como a internet teve o seu momento de “boom” anos atrás, o curso também. Este aumento na procura não é à toa, um dos motivos está ligado diretamente com o aumento do uso e recursos das I.As. algo que não era muito falado há 10 anos atrás.
-O ChatGPT ficou muito conhecido recentemente, tipos de IAs que chamamos de "Large Language Models" (LLMs, ou grandes modelos de linguagem) que é a categoria de modelos que geram conteúdo de texto.. - relacionou a alta procura
- Influenciadores são alvos de operação contra promoção de apostas online
- Brigada Militar encontra pés de maconha em canteiro público em Alegrete
Na UFN, novo curso gera expectativas

Diferente da UFSM, a UFN vem se adequando às necessidades do tempo. Um curso específico para as tecnologias ainda não existe, mas por pouco tempo. A partir de 2026, a instituição terá a oferta do curso de Inteligência Artificial e Ciência de Dados. O aluno terá uma metodologia que insere o estudante no universo da Inteligência Artificial desde o primeiro semestre.
As atividades práticas começam já no início da graduação, com o uso de laboratórios e o desenvolvimento de soluções voltadas para problemas reais da sociedade. O interesse na criação do curso é vista como positiva e é também uma movimentação do mercado de trabalho na região. A pró-reitora Acadêmica, Vanilde Bisognin, comenta que o curso, que terá 40 vagas disponíveis inicialmente, tende a ser bem procurado no próximo vestibular.
- Estamos no momento de busca por novos cursos para atender cada vez mais o mercado de trabalho, o novo mercado de trabalho pede a existência de novas profissões. E este curso vem para atender tanto às demandas locais quanto regionais também institucionais. Acredito que nós não teremos dificuldade de fechar essas vagas.- falou reportagem
Com duração de oito semestre, e acontecendo de forma noturna, ele terá, assim como na UFSM, a interdisciplinaridade muito presente no dia a dia do estudante.
- Alguns professores já existem na instituição, porque é um curso que envolve outras áreas, por exemplo, como a matemática, estatística e a parte de gestão também, mas também vamos no mercado buscar profissionais que já possuem essas competências e essas habilidades para todas as áreas.- comentou sobre o processo de contratação
As duas instituições enxergam algo em comum além da temática em seus cursos: o ponto de partida para um aumento no interesse das pessoas. Tanto para a UFSM e a UFN, a pandemia foi um fator crucial para este aumento. Com as pessoas majoritariamente ficando em suas casas, o interesse por tecnologias aumentou.
- Desde 2020 nós começamos a observar que a busca por profissionais dessa área começou a aumentar por demandas dessa área. Então, nós começamos a observar que em diversas áreas, por exemplo, havia muita demanda nessas tecnologias.- finalizou Vanilde.
Leia mais